Tapioca: confira cinco receitas práticas para fazer em casa

Mai 03

Alimento ganhou destaque nos últimos anos por não conter glúten

Quem não gosta de uma tapioca quentinha? A receita caiu no gosto popular e ganhou ainda mais destaque nos últimos anos por não conter glúten. Rica em amido, a tapioca é fonte de carboidrato simples. Duas colheres de sopa de tapioca (aproximadamente 30g) é o suficiente para fazer uma porção. Confira cinco receitas práticas e diferenciadas:

  • Tapioca com queijo e tomates

Ingredientes

2 colheres de sopa de goma de tapioca hidratada
1 colher de sopa de queijo cottage
½ tomate picado
1 fio de azeite

Modo de preparo
Passe a goma da tapioca pela peneira e a espalhe numa frigideira antiaderente, alisando para ficar bem macia e fininha. Deixe no fogo baixo por um a dois minutos, até formar uma liga e ficar unida, vire de lado e mantenha mais um a dois minutos, adicione o queijo o tomate e o azeite e espere por mais um minuto. Valor calórico: aproximadamente 200 kcal.

  • Tapioca com linhaça, ovos mexidos e tomate


Modo de preparoIngredientes
2 colheres (sopa) de farinha de tapioca (goma de mandioca hidratada)
1 colher (sopa) de semente de linhaça
1 ovo
1 tomate picado e sem sementes
Orégano, azeite e sal a gosto

Incorpore a farinha de tapioca com a semente de linhaça e leve a mistura para uma frigideira bem quente. Quando começar a grudar, vire. Faça um ovo mexido com o tomate, orégano e azeite e acrescente o sal. Recheie a tapioca com o ovo mexido e feche. Valor calórico: aproximadamente 190 kcal.

  • Tapioca com Banana e Mel


Modo de preparoIngredientes
2 colheres (sopa) de goma de mandioca hidratada
1 banana em rodelas
2 colheres (sopa) de mel

Coloque as duas colheres da goma, espalhando com a colher. Você pode peneirar a goma se quiser ela mais fininha. Se quiser a massa mais macia, ligue o fogo somente depois que a goma estiver lá. Deixe um minuto de cada lado e recheie com as fatias de banana e mel. Valor calórico: aproximadamente 210 kcal.

  • Tapioca com doce de abóbora light


Modo de preparoIngredientes
100 g de goma de tapioca pronta
1 colher de sopa de doce de abóbora para cada tapioca
200g de abóbora moranga cortada em cubos
1 pau de canela
5 cravos
500 ml de água
Adoçante a gosto

Cozinhe a abóbora, a canela, os cravos, a água e o adoçante na panela de pressão – cerca de 15 minutos – para fazer o recheio. Retire da panela e misture até obter uma pasta. Aqueça uma frigideira antiaderente pequena. Com uma espátula, espalhe a goma até cobrir todo o fundo. Como uma panqueca, doure dos dois lados. Coloque o recheio sobre a massa e dobre ao meio. Valor calórico: aproximadamente 140 kcal.

  • Tapioca com banana e chocolate


Modo de preparoIngredientes
1 xícara de goma de tapioca
1 banana cortada em rodelas
2 colheres (sopa) de chocolate amargo derretido

Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio e espere esquentar bem. Enquanto isso, peneire a goma num prato. Despeje a goma peneirada na frigideira e espalhe para formar um disco. Trabalhe rápido por ela firma rapidamente. Quando você notar que a tapioca já formou um disco sólido, vire do outro lado. Doure o outro lado. Passe para um prato e coloque a banana e o chocolate por cima. Dobre e sirva a seguir

Loading...

Categorias

Últimas Postagens

Título da postagem com limitação de caracteres.

Subtítulo da postagem com limitação de caracteres.

Notícias de Última Hora