Header Ads

  • Concurso e Empregos

    15 coisas que suas fezes tem a dizer sobre sua saúde


    Esse pode ser um assunto um pouco pessoal, mas ainda sim é algo importante para se saber. Você já deve ter reparado como, em alguns momentos, as fezes acabam mudando. O que você pode não saber é que, só de olhar, elas podem te dizer coisas importantes sobre a sua saúde. E, apesar de não substituir exames de fezes, por exemplo, podem ser de grande ajuda e todos deveriam saber mais sobre isso para saber se você está realmente bem.
    Nosso corpo envia sinais quando não estamos bem. Alguns deles podem vir através de nossos excrementos. Sabemos que a cor normal das fezes é marrom, o que também significa que alterações nesse padrão podem ser alarmantes. Apesar de algumas pequenas mudanças poderem ser causadas por aquilo que você como, a persistência da coloração ou a sua mudanças drástica podem ser mais do que isso. Por isso é melhor ficar atenta a elas, e esses são os seus significados.

    Cores

    1 - Coloração branca

    Caso você comece a apresentar fezes de cor esbranquiçada ou acinzentada, similar a de argila, isso indica ausência de bile. A falta desse fluido pode representar problemas no fígado ou na vesícula biliar. Eles podem variar entre canais biliares bloqueadoscálculos biliares cirrose.

    2 - Tom esverdeado

    Uma tonalidade esverdeada representa o excesso de clorofila. Você provavelmente está comendo muitos vegetais ricos nesse composto, corantes alimentícios ou suplementos de ferro. Se esse não for o seu caso então isso significa que os alimentos estão passando muito rápido pelo seu trato digestivo. Impedindo que ele fique tempo o suficiente em contato com a bile e a bilirrubina.

    3 - Fezes amareladas

    Mais uma vez esse pode ser o resultado de algum problema biliar. Os seus dutos podem estar bloqueados ou a sua absorção de gorduras pode estar baixa. Outras justificativas para isso podem ser a falta de enzimas no pâncreas. Se esse for o caso você pode estar com pancreatite crônicadoença celíaca ou fibrose cística.
    Para a sua felicidade, se estiver com esse tipo de fezes, isso também pode ser causado por comer muitas cenouras ou alimentos com corante amarelo.

    4 - Cor escura

    Se as suas fezes estão escuras, chegando a apresentar uma tonalidade de preto, isso pode ser um pouco alarmante. Caso você não tenha ingerido alimentos muito escuros e azulados como o mirtilo e o alcaçuz, ou usado medicamentos como aspirinasibuprofeno suplementos de ferro - que podem causar isso, é melhor ir a um médico. Esse pode ser o sinal de um sangramento intestinal.

    5 - Aspecto avermelhado

    Você come muita beterraba, tomates ou ingere alimentos coloridos artificialmente? Se não tem esse costume e ainda sim fezes desse tipo continuam aparecendo, isso pode significar sangramento. Você pode estar com fissura anal, hemorroidas, colite ulcerativa ou até mesmo câncer. E melhor tomar as devidas providências.

    Formatos

    6 - Pequenas bolas separadas

    Fezes suas fezes são divididas em pequenas bolas separadas, como nozes, você deve estar com uma constipação grave. Esse formato é causado por falta de fibrase para fazer com que isso melhore você deve ingerir alimentos como massas de trigo integral, framboesa e lentilhas, ricos em fibra.

    7 - Largos e granulados

    Se esse for o seu caso você pode estar passando por uma constipação. Eles também podem significar que você está com falta de fibra. Além disso, outras justificativas, pode indicar o uso de medicamentos antidiarreicos e falta de atividades físicas. É melhor reatar os exercícios e comer mais frutas e vegetais.
    -->

    8 - Quebradiço

    Semelhante a uma salsicha quebradiça. É assim que as fezes devem ser normalmente. Se elas mantem essa aspecto então não tem com o que se preocupar. Continue assim, apenas ingira mais água.

    9 - Lisas

    Essas estão no topo e representam um estado de saúde muito bom. Se mantenha assim e continue com a sua alimentação, ela aparentemente está dando certo.

    10 - Blocos moles

    Formas de blocos separados e moles representam uma diarreia leve. Além disso, também podem representar sinais de síndrome do intestino irritável. Coma alimentos com menos fibras como bananas, bolachas e batatas.

    11 - Concreto mole

    Elas se assemelham com concretos moles. Também são indicadores de uma diarreia leve e você deve estar ingerindo muita fibra. Coma batatas cozidas e bananas, e não se esqueça de beber bastante água. Porém, se o problema persistir por mais de dois dias é bom ir ao médico.

    12 - Liquido

    Se chegou ao ponto de apresentar fezes completamente liquidas isso significa que você atingiu o nível grave da diarreia. Você pode estar com intoxicação alimentar, ter intolerância à lactose, uma infecção bacteriana ou mesmo ter tido uma reação a medicamentos. A instrução para esses casos é beber bastante água e se preciso tomar remédios para diarreia. Se ainda sim persistir, por tempo superior a 2 dias, consulte um médico.

    Outras circunstâncias

    13 - Com pedaços de comida

    Se pedaços de comida forem observados isso significa que seu corpo não fez a digestão de forma correta, indicando falta de enzimas. Caso eles comecem a acontecer com frequência deve-se procurar um especialista.

    14 - Emoticon de cocô

    Aquele famoso emoticon de coco apresenta a quantidade certa de fibras no organismo. Quando as fezes não se rompem ao sair do seu corpo elas acabam fazendo esse formato e isso mostra que elas estão com a textura certa.

    15 - Mau cheiro

    Apesar de um pequeno odor ser natural, quando eles são realmente fortes, isso indica que você está com infecção estomacal ou mesmo intestinal. Doenças como a celícadoença de Crohn ou colitis ulcerativas também dão esse mau cheiro.
    Existem muitos tipos e fezes, cada um com um significado, e eles podem ser um alerta para a sua saúde. Sabia dos seus significados?