Header Ads

  • Concurso e Empregos

    4 curiosidades sobre carros antigos que você deveria conhecer

    Resultado de imagem para 4 curiosidades sobre carros antigos que você deveria conhecer

    Existem poucas coisas fabricadas pelo ser humano mais bonitas do que carros antigos. Essas máquinas, criadas há mais de um século, revolucionaram a história do mundo em diversos aspectos.

    Saiba algumas curiosidades sobre carros antigos que vão te fazer amá-los ainda mais!


    1. Quem inventou o carro

    O primeiro carro teve sua origem nos projetos do alemão Karl Benz, em 1885, e possuía um motor a gasolina com potência de 0,8 cv. O motorwagen, como era chamado, andava a 18 km/h. Além disso, esse carro tinha apenas três rodas.

    PUBLICIDADE

    Na mesma época, mais precisamente em 1886, outro alemão também fez progressos na área automobilística, lançando o primeiro veículo motorizado com quatro rodas e motor de combustão interna. O carro de Gottlieb Daimler andava a, no máximo, 16 km/h.


    2. Itens indispensáveis

    Você consegue se imaginar dirigindo sem retrovisor? Pois saiba que eles não existiam nos carros até 1906, quando Alfred Faucher os inventou. E mesmo após essa data, os carros demoraram para chegar em sua configuração atual, com um espelho interno e dois retrovisores laterais. É só recordar: até 1998, os carros não eram obrigados a sair com o espelho retrovisor lateral direto de fábrica!

    Outros itens que não existiam nos primórdios dos automóveis são a luz de freio e o pisca-pisca, que hoje são indispensáveis no trânsito (até quando o colega da frente esquece de dar seta!). Eles foram incluídos na mesma época que o retrovisor e também foram inventados por Faucher.

    PUBLICIDADE

    Agora outro item que revolucionou o carro, possibilitando a direção também em dias chuvosos, foi o limpador de para-brisa, inventado em 1903 pela americana Mary Anderson. Mas os primeiros limpadores eram manuais, e apenas em 1916 é que apareceram os primeiros limpadores com acionamento mecânico.

    E os pneus? Se olhar fotos de carros bem antigos mesmo, clássicos da era moderna, você verá que as rodas não tinham pneus. Eles foram inventados em 1895 pela empresa francesa Michelin.


    3. Revolução nas formas de produção

    A criação do automóvel revolucionou de maneira definitiva as formas como o homem produzia as coisas. Em algum momento de sua vida, você já deve ter ouvido falar de Fordismo e Toyotismo, certo?

    O Fordismo, criado por Henry Ford, fundador da Ford Motor Company, é um modelo de produção em que o trabalhador não precisa conhecer toda a linha produtiva. É criada uma espécie de “esteira rolante” onde cada trabalhador exerce uma função. Isso visa baratear os custos e aumentar o ritmo da produção.

    PUBLICIDADE

    Entretanto, principalmente após a Segunda Guerra Mundial, o fordismo começou a cair por terra, e entrou em cena o Toyotismo. Sim, do mesmo fundador da Toyota! Esse sistema trabalha com o sistema “just in time”, em que a matéria-prima, o consumidor e a produção devem estar em perfeita sintonia, sem excessos de um ou de outro.

    A título de curiosidade: atualmente, cada carro leva cerca de 24 horas para ficar pronto em uma linha de produção. Destas, 10 horas são gastas com pintura!

    E claro, existem marcas que produzem mais e outras que produzem menos. Nos dias atuais, a campeã é a Toyota, com uma média de 13 mil veículos fabricados por dia. Já a que menos fabrica é a Ferrari, que tem uma média de 4 veículos terminados por dia.


    4. Multas inusitadas

    A primeira multa de trânsito foi aplicada porque o cidadão estava andando em alta velocidade. “Quão alta?”, você deve estar se perguntando: 25 km/h!

    Adentrando mais nas curiosidades sobre carros, vale citar a multa mais alta da história: ela ocorreu porque o motorista furou o sinal vermelho e foi calculada em 1 milhão de dólares. Mas calma, isso aconteceu na Suíça, onde as multas são proporcionais à renda do motorista. Justo ou não?

    Se gostou dessas informações, você pode visitar algum museu automotivo e saber muito mais curiosidades sobre carros! E não deixe de compartilhar este post com seus amigos nas redes sociais!





    [email protected]