-->

Senhor do Bonfim

Região

Bahia

Brasil e o Mundo

Entretenimento

Acessando

Cientistas afirmam: tomar banho todos os dias pode ser prejudicial à saúde



Sabemos que muitos brasileiros têm como costume tomar banho todos os dias, alguns chagam a tomar por até cinco vezes em um único dia. O que poucas pessoas sabem é que o abito de tomar banho todos os dias, ainda que apenas uma vez, pode ser prejudicial à saúde.

Muitos se engrandecem por tomar banho todos os dias e chegam até zombar daqueles que não tomam banho diariamente, porém essa atitude que parece está correta diante da sociedade, na verdade pode estar sendo praticada de maneiro errada. Você vai ver abaixo, alguns dos motivos pelo qual você deveria mudar seu abito de tomar banho diariamente. 


  • Se você não está realmente sujo não tome banho 

Exceto em casos de trabalho com substâncias químicas. Mas tirando isso você deve fugir do banho diário. Os pesquisadores esclarecem que a nossa pele possui métodos próprios que as mentem limpa. Diante disso, lavar em excesso acaba atrapalhando esse processo. 


  • Banho todos os dias elimina as bactérias benéficas presentes no organismo 

O organismo obtém ajuda de milhares de bactérias que trabalham diariamente com a finalidade de deixar a pele saudável. Muitas das vezes essas bactérias criam uma espécie de escudo protetor contra microrganismos que tentam adentrar em nossa pele. Os sabonetes e shampoos possuem substancias químicas, que ao tomar banho todos os dias acaba aumentando as chances dessas substancias provocar algum dado mais grave.



  • Ressecamento nos cabelos

Lavar os cabelos diariamente acaba retirando os óleos naturais contido no mesmo. Nas mulheres, em especial, além de seco, acaba ficando também cheio de frisos. O ideal é que seja lavado apenas duas vezes por semana.


  • Desidratação da pele

O certo é que pelo menos uma vez na vida você já deve ter ouvido a famosa frase. ”Água demais desgasta o coro”. É mais o menos isso que ocorre. Muitos confessam que a água do banho deixa a pele ressecada, isso aumenta quando é de costume tomar o banho com água quente. Além disso, o banho em excesso remove os óleos naturais da pele que tem a função essencial para mantê-la hidratada. É preciso dar um tempo para que a pele possa regenerar. O banho em excesso acaba não permitindo essa etapa de total importância.



  • Unhas ficam sem qualidade

Muitos ainda não conseguiram a explicação do porque tem suas unhas quebradiças. Porém de acordo com especialistas, a água quente é a principal responsável por deixa-las frágeis. Segundo os especialistas, as unhas acabam absorvendo toda a água quente do chuveiro e pelo fato de demorarem para secar, perdem suas propriedades naturais.