-->

Senhor do Bonfim

Região

Bahia

Brasil e o Mundo

Entretenimento

Acessando

Veja 6 dicas para reduzir o consumo de combustível do seu veículo


Hoje talvez você tenha ou tem pensado em adquirir um automóvel. O que pouco você sabe é que em média o gasto com combustíveis no decorrer de um ano pode chegar de R$ 2.890 até R$ 7.399 reais, segundo uma pesquisa feita pela revista eletrônica EXAME.com, com dados obtidos em um ranking de consumo de combustíveis anual.

Sabendo destes gastos nossa equipe vai te mostrar agora, seis dicas de economia para que você gaste bem menos com combustíveis.

1- Uso amenizado do ar-condicionado

O ar-condicionado é com certeza o responsável por pelo menos 20% de aumento no consumo total de combustível. Atitudes como desligar o ar por pelo menos alguns minutos antes de chegar ao local de destino e sempre preferir estacionar o carro na sombra será sempre o recomendado, para não carecer ligar o ar na máxima velocidade, podem ser adotadas para suavizar o uso.


2- Diminuir o peso do veículo

Elimine do interior do veículo artefatos que não são usados no seu dia a dia. Quanto maior a quantidade de peso bruto do seu carro, maior também será a força necessária para loco movê-lo, deste modo, maior o gasto de combustível.


3- Automóveis mais econômicos

Pode a princípio parecer a solução mais óbvia, porém para reduzir significativamente o consumo, a melhor solução é comprar um carro mais econômico. É possível examinar o ranking anual no site do Inmetro para saber quais são os automóveis que menos consomem combustível e os que mais consomem.


4- Dirija sem muita pressa

Quanto mais depressa você conduzir o veículo, maior é a resistência do ar. Consequentemente, maior também vai ser o consumo. Isso é aplicável a velocidades mais altas. O consumo chega a aumentar em 25%, por exemplo, ao dirigir numa velocidade de 140km/h, segundo estudo realizado pela Energy Saving Trust, organização responsável por promover o uso de energia sustentável do Reino Unido.


5- Seja suave na troca de marchas e direção

Quando for trocar de marchas faça no momento, sem esticar de forma exagerada entre uma e outra, pois essas 'esticadas' acabam contribuindo para um maior consumo de combustível.
Outro detalhe muito importante é o pé no acelerador. Você deve sempre acelerar o automóvel de maneira suave, sem pesar muito no pé.

Também vale ressaltar um erro bem comum entre alguns motoristas, que é deixar o automóvel em ponto morto, principalmente em descidas. O bom mesmo é manter o automóvel em marcha e não fazer uso do acelerador. O que geralmente acontece nessa situação é um corte de combustível no motor, instigado pelo sistema de injeção, o que evita o consumo. Já quando você deixa em ponto morto, o motor permanece trabalhando em marcha lenta e assim acaba consumindo combustível.

6- Confira a calibragem correta do pneu




Um pneu com a calibração incorreta acaba aumentando o atrito com o solo, ocasionando aumento do consumo. Confira no manual do seu veículo a calibragem correta para cada pneu.