Header Ads

  • Concurso e Empregos

    Jogo da ‘Baleia Azul’ está levando jovens ao suicídio – Veja os 50 desafios




    O jogo da ‘Baleia Azul’ preocupa pais, alunos e professores. O jogo propõe 50 desafios aos adolescentes e sugere o suicídio como última etapa. Há pelo menos dois casos de morte sob investigação policial, em Mato Grosso e na Paraíba, além de uma tentativa de suicídio, no Rio de Janeiro, que supostamente podem ter relação com o jogo.

    No desafio, os participantes são induzidos por um “mentor” a cumprir 50 tarefas, uma por dia, até o último desafio: tirar a própria vida. Ele pode ter matado 130 jovens na Rússia, onde surgiu. Entre as tarefas que os jogadores são desafiados a cumprir estão a de subir no telhado mais alto encontrado ou ainda ir para uma ponte e se sentar na beirada.

    O jogo tem um curador ou moderador, que distribui os desafios a partir de um grupo secreto onde os contatos são iniciados pelo Facebook. Há provas mórbidas, que de certa forma preparam os envolvidos para o suicídio. São desafios típicos, por exemplo: escrever frases e fazer desenhos com lâminas na palma da mão e nos braços, assistir a filmes de terror de madrugada, subir no alto de um telhado ou edifício, escutar músicas depressivas, mutilar partes do corpo – como os lábios -, ficar doente, ir a uma estrada de ferro de madrugada, receber e aceitar uma data para a sua morte e cumprir essa missão

    A Polícia Civil em Pará de Minas já iniciou as investigação da morte de Gabriel Antônio dos Santos Cabral, de 19 anos, que também pode ter relação com o jogo. O corpo do rapaz foi encontrado na quarta-feira, na cama da casa onde morava. A principal prova do crime pode estar no celular do jovem, que ainda é periciado. A suspeita é que ele tenha ingerido dezenas de comprimidos de um antidepressivo e calmante.

    Há investigações policiais pelo menos três estados, sendo que em uma delas, em Mato Grosso, há uma morte envolvida. No Rio de Janeiro, uma tentativa de suicídio supostamente teria relação com o jogo. Na Paraíba, a polícia já apura a participação de alunos de uma escola em João Pessoa de um grupo no WhatsApp disseminando as regras do desafio.


    Veja os 50 desafios da Baleia Azul.

    1. Com uma navalha, escreva a sigla “F57” na palma da mão e em seguida enviar uma foto para o curador.
    2. Assista filmes de terror e psicodélicos às 4:20 da manhã, mas não pode ser qualquer filme, o curador indicará, lembrando que ele fará perguntas sobre as cenas, pois ele quer saber se você realmente assistiu.
    3. Corte seu braço com uma lâmina, “3 cortes grandes” mas é preciso ser sobre as veias e o corte não precisa ser muito profundo, envie a foto para o curador, e seguirá para o próximo nível.
    4. Desenhe uma baleia azul e enviar a foto para o curador.
    5. Se você está pronto para se tornar uma baleia escreva “SIM” em sua perna. Se não, corte-se muitas vezes “Castigue-se”.
    6. Tarefa em código.
    7. Escreva “F40” em sua mão, envie uma foto ao curador.
    8. Em sua rede social, escreva “#i_am_whale” no seu status do VKontakte(Rede Social Russa) ou no Facebook. O texto significa “Eu sou uma Baleia”.
    9. Ele te dará uma missão baseada no seu maior medo, ele quer fazer você superar esse medo.
    10. Acorde as 4:20 da manhã e suba em um telhado, quanto mais alto melhor.
    11. Desenhe uma foto de uma baleia azul na mão com uma navalha e enviar a foto para o curador.
    12. Assista filmes de terror e psicodélicos, todas as tardes.
    13. Ouça as músicas que os “curadores” te enviarem.
    14. Corte seu lábio.
    15. Fure sua mão com uma agulha muitas vezes.
    16. Faça algo doloroso, “machuque-se”, fique doente.
    17. Procure o telhado mais alto, e fique na borda por algum tempo.
    18. Suba em uma ponte e sente-se na borda por algum tempo.
    19. Suba em um guindaste ou pelo menos tente.
    20. No próximo passo o curador irá verificar se você é de confiança.
    21. Encontre outra baleia azul, “outro participante”, o curador te indicará.
    22. Pendure-se novamente em um telhado alto, e apoie-se na borda com as pernas penduradas.
    23. Outra tarefa em código.
    24. Tarefa secreta.
    25. Reunião com uma baleia azul que o curador indicará.
    26. O curador indicará a data da sua morte, e você aceitará.
    27. Acorde as 4:20 e vá a uma estrada de ferro.
    28. Não fale com ninguém o dia todo.
    29. Fazer um voto de que você é realmente uma Baleia Azul.
    30-49. Todos os dias, você deve acordar às 4:20 da manhã, assistir a vídeos de terror, ouvir música que “eles” lhe enviam, fazer 1 corte em seu corpo por dia, falar “com uma baleia”. Durante o intervalo dos desafios entre 30 e 49.

    50. Tire sua própria vida.