Header Ads

  • Concurso e Empregos

    Falsas pesquisas confundem eleitores em Senhor do Bonfim





    As falsas pesquisas que circulam nas redes sociais podem provocar confusão junto ao eleitorado. 



    A publicação de pesquisa sem o devido registro na justiça se configura crime eleitoral passível de penalidade.



    Com o advento das redes sociais como ferramenta de campanha, surgiram também os chamados ‘Fakes’, falsos perfis, que divulgam conteúdos não registrados e até mentirosos. Durante as últimas semanas foi possível observar o surgimento de pesquisas falsas circulando nas redes sociais com levantamentos de supostas intenções de votos para prefeito de Senhor do Bonfim.





    “De forma prática, é como uma propaganda enganosa. Esses levantamentos acabam levando as pessoas a acreditar que é um coisa quando na verdade não é”. Recentemente foi divulgado uma pesquisa falsa envolvendo o nome do portal F7 Notícias, o que deixou muita gente intrigada. A pesquisa constava a margem de 35% C.Brasileiro (PT), 30% Alcidão (DEM), 14% Gorete (PR), 3% C.Capoeira (PSOL), 18% brancos e nulos. Diante de tal pesquisa falsa, o F7 Notícias destaca que as pessoas, eleitor ou candidato que se deparar com esse tipo de crime eleitoral pode fazer a denuncia para que seja feito uma apuração sobre o caso.





    Para o taxista Kayro Leite essas pesquisas, que viralizaram nas redes sociais, eram verídicas. Ele disse que a primeira impressão que teve ao ver as pesquisas foi de acreditar que fossem realmente pesquisas que condiziam com a intenção de voto do eleitorado Bonfinense. Já o assistente social Samuel Carvalho afirmou ter duvidado do teor da pesquisa. Segundo ele dava para notar que era uma forma de tentar manipular o voto dos que ainda estão indecisos.


    Até à noite desta quarta-feira (28) não havia registro de pesquisa eleitoral para os próximos dias. Apenas uma pesquisa foi devidamente registrada da OPEP, sob o nº BA-01189/2016 que já foi divulgada na semana anterior. Ainda conforme informações, não há registro de pesquisa eleitoral para intenção de votos para vereador, até aqui.